Você precisa saber: Saúde do homem durante a vida

 em Para Você

A média da expectativa de vida do homem brasileiro é de 72 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ou seja, são mais de 26 mil dias para se cuidar!

Para te ajudar, separamos algumas dicas importantes sobre os cuidados necessários em cada fase da sua vida.

Exames dos recém-nascidos

Os cuidados com a saúde começam logo cedo. Alguns exames de triagem do recém-nascido são fundamentais para identificar, diagnosticar doenças e iniciar os tratamentos o quanto antes. São eles: teste do coraçãozinho; teste do pezinho; teste do olhinho e teste da orelhinha.

Muitos desses exames são feitos ainda na maternidade, outros depois da alta, e podem ser realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Algumas vacinas também são importantes após o nascimento, como a dose única BCG (contra a tuberculose) e Hepatite B.

Na infância

A primeira consulta ao pediatra acontece, em geral, entre o 5º ou 15º dia de vida. O retorno, após 30 dias da primeira visita, ou antes, se necessário. O Ministério da Saúde recomenda um calendário mínimo para atendimento à criança nos dois primeiros anos de vida: 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 12 meses, 18 meses e 24 meses.

As vacinas que devem ser tomadas nessa fase previnem problemas de saúde como: tétano, coqueluche, poliomielite, meningite, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite A.

Dentista: Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), toda criança deve fazer sua primeira visita ao dentista entre o primeiro e terceiro mês de vida, ou antes, se houver algum problema bucal.

Adolescência

O hebiatra é o médico especializado em saúde na adolescência. Ele atua tanto em questões físicas quanto psicológicas. Se sentir confortável, aproveite a consulta para esclarecer dúvidas sobre sexualidade, drogas, expor incômodos ou preocupações com o corpo, alimentação, etc.

Entre os nove e 14 anos, será necessário aplicar duas doses da vacina contra o HPV. Existem dois tipos: a vacina bivalente, que previne o vírus relacionado a lesões genitais pré-cancerosas, e a quadrivalente, que combate o aparecimento de verrugas genitais.

O vírus HPV é transmitido durante o contato sexual – não é preciso penetração. Na maioria dos casos, não surgem sintomas visíveis, mas a ausência deles não significa que você não está infectado. As verrugas genitais são os sinais mais comuns.

Vida adulta

51% dos homens nunca consultaram um urologista.

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

A relação do homem com sua saúde deve ser fortalecida para que ele faça seus exames preventivos uma vez ao ano, principalmente depois dos 40 anos.

O urologista é o principal especialista que deve ser visitado nessa fase. Na consulta, o médico irá perguntar sobre seu histórico de saúde e da sua família. Assim, poderá passar todas as orientações necessárias. Além do importante exame contra o câncer de próstata, ele também pode identificar e investigar problemas como: câncer de pênis, fimose e doenças sexualmente transmissíveis.

Na terceira idade

Nessa fase, a atenção com a saúde deve ser redobrada. Doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, problemas cardiovasculares e cognitivos podem ser evitados se você levar uma vida saudável.

O geriatra é o mais indicado para cuidar da saúde na terceira idade. Caso você apresente alguma complicação, ele te direcionará para o especialista mais indicado. As consultas devem ser no mínimo anuais, podendo aumentar a frequência conforme a necessidade.

A partir dos 60 anos, algumas vacinas são importantes contra a hepatite B, febre amarela e gripe (influenza).

Não se esqueça de fazer a sua parte. Cuide da sua saúde física, social e mental. Mantenha, dentro do possível, uma alimentação saudável; pratique exercícios físicos; faça acompanhamento médico periódico e realize atividades que te dão prazer.

Leia também:

Filhos no plano de saúde: condições e vantagens

Contratar plano de saúde com CNPJ é vantajoso?

Seguro de vida individual: conheça as coberturasmulher feliz e sorridente, loira de cabelos curtos, com óculos e blusa pretos