3 dicas para trocar de plano de saúde sem dor de cabeça

 em Para Você

Talvez o estilo de vida da sua família agora é outro, sua situação financeira mudou ou você teve problemas com a sua operadora atual. Qualquer que seja o motivo, trocar de plano de saúde é um direito do consumidor, e pode ser uma tarefa mais fácil de ser feita.

Existem diversos fatores que irão influenciar sua escolha e compor o preço do plano. Com consciência disso, é preciso reavaliar sua realidade e o que você busca, para assim tomar uma decisão mais segura. Selecionamos três dicas por onde você pode começar:

Para trocar de plano de saúde: avalie os prazos de carência

Tem carência? Quando a ideia é trocar o plano de saúde, essa dúvida é uma das mais frequentes. E nada mais justo querer saber, afinal, o termo indica o período de tempo que precisamos esperar para ter acesso a determinados procedimentos na rede privada.

Quando você opta pela portabilidade de plano de saúde, é possível mudar de convênio sem cumprir uma nova carência. Mas existem alguns requisitos para iniciar a solicitação, definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Entenda se você os preenche e qual a documentação necessária para seguir com o pedido.

Conheça a rede de atendimento

Se você tem um médico de confiança ou hospital de preferência, não esqueça de verificar se ele faz parte da rede de atendimento do novo plano. Caso não tenha cobertura, consulte a política de reembolso para entender se os valores são suficientemente satisfatórios para você manter consultas ou outros procedimentos.

Confira o quanto você pode pagar

Qual foi a última vez que você fez uma cotação? Essa é a melhor maneira de saber quanto você paga hoje e quanto pode pagar em um novo plano.

A verdade é que costumamos avaliar benefícios e requisitos do plano de saúde apenas uma vez, na hora da contratação. Mas esquecemos que com o passar dos anos, nossas necessidades mudam e o que antes estava de acordo com a nossa realidade, agora já não faz mais sentido.

A cotação pode ser feita sem compromisso, e com o auxílio de um consultor de seguros fica mais simples analisar as opções e entender como suas escolhas compõem o preço.

Essas são apenas algumas das recomendações que podem te ajudar a fazer isso com mais tranquilidade e segurança. Se você tiver outras dúvidas, envie uma mensagem para nós nas redes sociais, iremos responder o mais rápido possível. 😊

Especial Quarentena: Dicas de perfis culinários para se inspirar na quarentenacofre de porquinho